21 julho 2008

A BUSCA HUMANA DE SATISFAÇÃO

A BUSCA HUMANA DE SATISFAÇÃO

 

O Vinho

 

Disse comigo: vamos! Eu te provarei com a alegria; goza, pois, a felicidade; mas também isso era vaidade. Do riso disse: é loucura; e da alegria: de que serve? Resolvi no meu coração dar-me ao vinho, regendo-me, contudo, pela sabedoria, e entregar-me à loucura, até ver o que melhor seria que fizessem os filhos dos homens debaixo do céu, durante os poucos dias da sua vida. (Ec 2.1-3).

 

No meu penúltimo post (ETERNIDADE), falei que o homem busca de todo jeito satisfazer o vazio que tem dentro de si, ou, em outros casos, buscar respostas para suas grandes interrogações. Vou procurar exemplificar isso sob o ponto de vista de um grande homem de Deus: Salomão. Como se sabe, Salomão teve um período em sua vida que ficou distanciado de Deus, quando foi chegou até a oferecer sacrifícios a outros deuses. No entanto, aquele espaço antes preenchido por Deus ficou vazio e ele saiu em busca de alguma coisa que preenchesse aquele vazio.

 

A primeira coisa que Salomão buscou foi a saída de muitas pessoas hoje: a bebida! Veja que ele até diz um paradoxo: resolvi dar-me ao vinho, regendo-me pela sabedoria e entregar-me à loucura. Como se pode ser regido pela sabedoria entregue à loucura? Complicado. Mas era o seu desespero que o impelia a isso. Não podemos negar que ele foi sábio, pois conseguiu o que muitos não conseguem: parar no tempo certo. Salomão viu que aquilo não estava preenchendo sua vida. Os risos e a alegria proveniente disso eram, como ainda são, fugazes e passageiros. Ficam pra sempre? Não!

 

E hoje, qual o resultado das pessoas que resolvem se "entregar ao vinho"? Inúmeros acidentes de trânsito, brigas, discussões, adultérios, pecado e morte. É isso que você busca pra sua vida? Quantas pessoas até de certa importância passam situações vexatórias quando estão bêbadas? Porque ficam escravizadas a esse vicio.

 

Mas talvez você não seja um alcoólatra ainda, seja do tipo que bebe "socialmente". Só que tudo tem seu começo, meio e fim, melhor você buscar outro caminho enquanto ainda está no começo.

 

Busque a Deus, pois longe dele ninguém pode comer, ou beber ou alegrar-se. Salomão entendeu isso e está te dando um conselho de experiência própria. Melhor aprender com os erros dele do que sofrer as conseqüências dos teus, não acha?

 

Paz pra você nesta semana!

 

Paulo Adriano Rocha
NINGUÉM PODE TE AMAR COMO JESUS TE AMA!
http://pauloadriano.spaces.live.com
www.jograis.oi.com.br

4 comentários:

Ronaldo Junior disse...

Bela reflexão!

Como um ex-alcoólatra, posso dizer muito bem que isso é se entregar à loucura.
Pelo menos com essa Lei Seca, algum progresso já estamos obtendo.

Graça e Paz!

Blog AD-PE disse...

Bom trabalho! continue assim com seu blog! estamos aqui p ajudar e orar! Deus te recompense! o post está otimo! fica na paz!

juberd2008 disse...

Prezado Paulo Adriano,

Gostei do seu blog e dos artigos, principalmente o da Eternidade. Aquele versículo de Eclesiastes, também sempre me impressionou.

Graça e Paz,

Juber

Paulo Adriano Rocha disse...

Paz, amados! Quero agradecer a paciência em ler os posts e a participação nos comentários! Vamos espalhar essa mensagem pelo mundo!