Loading...

16 abril 2010

Um por Todos e Todos por Um (?)

O cap. 22 de 1 Rs é o capítulo final da história de Acabe, rei de Israel. Segundo a Bíblia, aquele crianção que chorava emburrado por qualquer coisa (19.1; 20.43; 21.4), foi um dos piores reis de Israel e o pior que todos que foram antes dele (16.30,31; 21.25,26) e por causa disso o Senhor jurou matá-lo e toda a sua descendência masculina (21.21-24). Pois bem, para matá-lo, Deus resolveu levá-lo à guerra contra os Siros. Nesta ocasião, estava ali o rei de Judá, Josafá, crente fiel ao Senhor, a quem Acabe convidou para a guerra e Josafá aceitou. Mas antes, pediu-lhe que consultassem ao Senhor!

Consultar a Deus antes de tomar decisões é algo muito acertado. Quantas pessoas quebram a cara porque querem fazer as suas vontades, mesmo sabendo que não é a vontade de Deus, não é? Mas o nosso amigo Acabe estava poço se lixando pra isso, quem mandava nele mesmo era Jezabel!... Mas como Josafá estava ali, eles se reuniram numa praça na entrada da cidade e os profetas, que eram sustentados por Acabe (quase 400), mas que se diziam profetas do Senhor, começaram a profetizar que ele iria e seria vitorioso. Teve um tal de Zedequias que fez até uns chifres de ferro e disse que seriam usados por Acabe na vitória!... Mas um crente que tem convicção, que conhece a voz do Senhor, é diferente... Josafá não se contentou com aquilo e disse: Não há aqui ainda algum profeta do SENHOR, ao qual possamos consultar? (v.7). Josafá sabia que aquele negócio estava errado! Então mandaram chamar a Micaías, só que esse, segundo Acabe não servia, pois só lhe profetizava o que era mal! Pode uma coisa dessas? O indivíduo todo errado, desobediente, idólatra e ainda queria ouvir profecias de benção!!! E não era só Acabe não, hoje em dia há muita gente assim. O povo não sabe mais o que é pecado, não sabe mais o que é obediência, quer viver sua vida do jeito que quiser e só ouvir palavras boas! Parece até que ninguém quer mais ir pro céu! Onde está a esperança do céu para essas pessoas? No céu só entrarão os santos, lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro! Não é de todo jeito que se entra lá... (Ap 21.27; 22.14,15).

Bom, quando o mensageiro foi chamar Micaías já foi dando as coordenadas: “Olha, todo mundo está profetizando assim, tu vai e diz a mesma coisa...” Mas a resposta de Micaías foi: “Vive o SENHOR que o que o SENHOR me disser isso falarei. (13,14)”. Na presença de Acabe, Micaías usa de zombaria e apenas repete o que os outros disseram e o indivíduo ainda tem a coragem de replicar: “Até quantas vezes te conjurarei que não me fales senão a verdade em nome do SENHOR?” (v.16). Pode? O que Acabe menos queria ouvir era a verdade de Deus! Mas por estar na presença de Josafá... Quis dar uma de crente, como muita gente dentro da igreja e fora dela. E então Micaías lhe revelou a verdadeira palavra de Deus.

Mas pense agora amigo leitor: Será que você teria coragem? Será que eu teria coragem? Todo mundo dizia uma coisa, porque eu diria diferente com risco da minha vida? E pense agora: Será que não é assim ainda hoje? Em todo lugar se que vai a mensagem é a mesma: “Venha para Jesus que você será abençoado! Seus problemas serão resolvidos!” Mas não é isso que a Bíblia nos manda pregar! A palavra é: “Arrependei-vos e crede no evangelho para que venham os tempos de refrigério na presença do Senhor! Quem quiser vir após mim, negue-se a sim mesmo, tome a sua cruz e siga-me!” Evangelho é coisa séria! O Reino de Deus é coisa séria! Não é tempo para brincadeiras ou para ir pela cabeça dos outros: ou eu sirvo a Deus como ele quer ou do jeito que o povo quer e aí? Quem vai me levar pro céu: Deus ou o povo?

Que Deus nos ajude a sermos como Micaías, Jeremias, Daniel, Isaías e tantos outros que puseram em risco suas próprias vidas, mas foram fiéis ao Senhor nosso Deus!

Ótimo fim de semana na paz do Senhor Jesus!

Um comentário:

Noel - Flé disse...

Acabe pagou o preço (bem caro) de não servir a Deus! Eu gosto muito de trechos do antigo testamento... Que Deus continue te abençoando!