20 maio 2010

A GRANDE CEIA

Em Lucas 14 temos um texto super interessante, que nos fala da Parábola da Grande Ceia. Nessa ocasião, Jesus estava a cear na casa de um fariseu, ou seja, a casa estava repleta deles, afinal, eles sempre estavam procurando uma ocasião para condenarem Jesus. Pois bem, é ali mesmo, bem no coração do terreno adversário, que Jesus resolve "atacar". Mostra através dessa parábola que eles, os "convidados à ceia" rejeitaram o convite, por isso, não provariam da ceia, mas os gentios (leia-se: cegos, aleijados, mancos etc) iriam prová-la. Por isso que o evangelho chegou até nós.

Mas esse texto também tem outras aplicações, que poderemos entender. Podemos ver aí 02 classes distintas de pessoas: os que rejeitaram o convite e os que a aceitaram. Mas... por que rejeitar um convite tão bom? Veja que tudo já estava preparado, já era noite (afinal, a ceia ERA à noite). Por que rejeitar o convite? Ah... você quer saber qual era (ou melhor, é) o convite? Bom, o convite tá lá em Mateus 11.28: "Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei". Você tá disposto a aceitar o convite ou vai dar desculpas como os outros convidados? Vamos analisar essas desculpas...

1 – "Comprei um campo..." logo de cara, uma desculpa esfarrapada: Quem danado iria avaliar um campo à noite??? Já pensou nisso? Esse é o cara que está preocupado apenas com os bens materiais. "Tenho que comprar isso, aquilo, tenho que melhorar de vida..." a Bíblia não condena as riquezas. Temos na Bíblia exemplos de pessoas crente, fiéis a Deus e extremamente ricas como Abraão, Jó, Salomão, Boaz e outros, mas o que Deus condena é que sirvamos as riquezas. O nosso coração não pode estar nelas. "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça..."; "ajuntai tesouros no céu..."; Jesus foi bem claro quanto a isso. A sua salvação vale mais que todo ouro do mundo. Custou o sangue do Filho de Deus! Trabalhe, estude, melhore de vida, mas busque acima de tudo o Reino de Deus.

2 – "Comprei 5 juntas de bois...". Outro... esse queria pôr os bois pra trabalhar àquela hora! Coitados dos bois... Esse é o tipo que está mais em voga atualmente: o que quer trabalhar para se salvar. Quer a justificação por si próprio. Enquanto que a Bíblia nos diz: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;" (EF 2:8,9). Não adianta você querer se justificar, nem mesmo é necessário! Jesus já pagou tudo por você! Não é preciso sacrifícios, auto flagelação, altíssimas ofertas... Jesus já fez o que tinha que ser feito. ELE pagou o preço e um preço altíssimo! Por que invalidar esse sacrifício com as tuas obras se elas são consideradas "trapos de imundícia"? Não resiste: vem pra Jesus!

3 – "Casei-me..." Esse queria curtir a lua de mel. Esqueceu que para o seu casamento, ele convidou pessoas e elas o consideraram. Agora estava rejeitando um convite. É o egoísta que só pensa nos prazeres. “Carpe Diem!” “Comamos e bebamos que amanhã morreremos!” Mas Jesus veio para te dar vida e vida com abundância. A sua vida não vai terminar aqui e depois da morte, segue-se o juízo e o juízo de Deus... bom, o juízo de Deus é sem misericórdia. Lembre-se que Deus É Deus. Ele não tem os mesmos sentimentos que nós, afinal, o que nós herdamos dele foi deturpado pelo pecado. Como diz a Rebeca Brown: “nosso amor não é o mesmo amor que o de Deus, nem o nosso senso de justiça é o mesmo do dele”. É muito mais sério e unicamente perfeito. Ele não toma o culpado por inocente, nem vice versa. Mas Jesus veio para que "todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna".

Não adianta arrumar desculpas, Jesus tem o melhor pra você, mas ele não pode fazer o que você não quer. A decisão é unicamente sua! Que tal aceitar o convite hoje?

Nenhum comentário: