19 junho 2007

Aqui se faz, aqui se paga

Aqui se faz, aqui se paga
Marco Aurelio Brasil Lima
 
Filmes americanos são universalmente populares. Além das boas atuações, das produções incomparáveis, dos efeitos especiais e dos ótimos diretores, há uma outra razão para isso: os roteiros. Os roteiristas americanos aprenderam a dar o que o povo quer. E uma das coisas que "o povo quer", porque é um desejo que está no coração de cada ser humano, é ver o malvado se dar mal e o bonzinho se dar bem. Se você fez algo ruim, tem que pagar por isso.

O salmista pergunta a Deus, indignado, por que ele vê o mau prosperando, isso parece ser um argumento forte a favor da inexistência de um Deus. E, apesar de nosso senso estreito de justiça, do tipo "faça as coisas direitinho e se dará bem" ou "não faça coisas erradas e se dará mal", a Bíblia mostra pessoas que não merecem - nós - sendo isentadas de sua punição. Mostra o mentiroso Jacó sendo escolhido em detrimento do aparentemente obediente Esaú. Mostra o homicida Davi sendo designado "homem segundo o coração de Deus". Mostra os zelosos e religiosos fariseus sendo duramente repreendidos por Jesus.A Bíblia nos apresenta a graça como sendo uma subversão de nossa idéia de justiça e se não fosse assim, ao olharmos para o espelho de forma honesta acreditaríamos estar perdidos.

Mas há uma atitude para a qual Deus promete pagar na mesma moeda. Apocalipse 11:18 mostra uma cena profética que remete à execução final da sentença dada por Deus a cada homem. Diz: Chegou a hora de ... recompensares os teus servos ... e destruíres os que destroem a terra".

Mais que nunca a Terra tem sido destruída. O noticiário tem intensificado a cobertura desse assunto, os homens de ciência têm elevado o tom de voz e o ex-vice-presidente americano Al Gore alcançou uma fama que não tinha nem nos tempos de Casa Branca ao palestrar por aí sobre o aquecimento global e sobre como as coisas estarão mal ainda nos nossos dias - não mais nos dias das gerações futuras - se não mudarmos nosso estilo de vida já.

Ecologia é uma questão que nunca empolgou muito os cristãos. Parece ser uma bandeira de adeptos da nova era e coisas assim. Mas a verdade bíblica é que Deus nos criou para sermos guardadores do jardim do Éden (Gênesis 2:15), ele nos constituiu administradores da natureza que criou e essa tarefa era parte da idéia dEle a respeito da nossa felicidade. Ao escolhermos outros tipos de felicidade, nos distanciamos do único realmente eficaz, aquele que estava na idéia de nosso Criador.

A pena para quem destrói a Terra é dura e o tema é urgente. Tenha isso em mente quando refletir no quanto gasta de água, no que faz com o lixo que poderia ser reciclado, na escolha do próximo carro.

Marco Aurelio Brasil, 15/06/07
 
Paulo Adriano Rocha
NINGUÉM PODE TE AMAR COMO JESUS TE AMA!
http://pauloadriano.spaces.live.com
www.jograis.oi.com.br
www.vocalelshaday.xpg.com.br

Nenhum comentário: