09 novembro 2005

Exemplos de Fé - José

JOSÉ

(da série Exemplos de Fé)

Pela fé, José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel e deu ordem acerca de seus ossos. (Hb 11.22)

"Sou hebreu, não beijo as plantas da mulher de Potifar" (Castro Alves).


Continuando a série exemplos de Fé, chegamos ao nosso amigo José, um moço que é um grande exemplo a ser seguido. Sua história é narrada de Gn 37 a 50 e, em tudo, podemos ver que sua fé sempre permaneceu firme no Senhor.

Quando ainda era adolescente, Deus mostrou a José quais os planos que tinha para ele. Embora ele tenha se precipitado um pouco ao contar esses sonhos à sua família, vemos que Deus não deixou de cumpri-los. Infelizmente, nos nossos dias, algumas pessoas interpretam errado essa questão dos sonhos, como se eles fosse sonhos de José, os desejos de José, mas o que podemos ver é que eles eram os sonhos de Deus para José, não o contrário. Por que Deus teve esse trabalho? Porque Deus sabia quão difícil seria a estrada por onde José caminharia e aquelas lembranças serviriam para assegurar a sua fé em Deus nos momentos difíceis.

E é bom sabermos que Deus permanece o mesmo ainda hoje. Ele também nos mostra os seus planos. Como é bom saber que ele é um Deus pessoal, que se preocupa conosco em todos os detalhes. E sua memória nunca falha. Ele se lembra de tudo quanto nos promete e cumpre de maneiras que nem mesmo nós esperamos às vezes. Deus é realmente maravilhoso.
Bem, nosso amigo José passou por momentos bastante complicados. Jovem, com apenas 17 anos, José foi tirado da sua família pelos próprios irmãos e vendido duas vezes a estrangeiros. Mas onde ele colocava a mão, Deus fazia prosperar. Deus esteve sempre ao seu lado e José sabia disso! Ainda assim, foi caluniado e lançado numa prisão. Mas não deixou que a sua fé em Deus fosse abalada. Quantas dúvidas e interrogações passaram-se em sua mente? Mas ele ficou firme. Não pecou com a mulher de Potifar, quando podia tê-lo feito. Não ficou na prisão triste e abalado, pelo contrário, quando o padeiro e o copeiro lá estiveram, ele lhes perguntou por que eles estavam tristes. A fé em Deus não vida de José lhe deu alegria nas tristezas e esperança de viver.

E a sua fé em Deus tem produzido mudança em sua vida? Essa fé de não desapontar ao Senhor nosso Deus tem norteado a sua vida, como a de José? Então, continue esperando no Senhor, pois mesmo que você seja lançado na prisão, ele vai te tirar de lá e te colocar no lugar determinado para sua você!

Abraços a todos!

Nenhum comentário: