08 dezembro 2005

PROJETO: ABRÃO; MISSÃO: CANAÃ

PROJETO: ABRÃO; MISSÃO: CANAÃ.

Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; (Gn 12.1).

Continuando a falar sobre Projetos de Deus, acho que um que cabe muito bem como exemplo é o do nosso patriarca Abraão. Deus o escolhe ainda quando estava em Harã, logo depois da morte do seu pai, sendo seu nome ainda Abrão (Deus não o havia mudado ainda). Ali, Deus lhe mostra o projeto que tinha para ele: "Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra". Quem não gostaria de ouvir uma promessa dessas, heim? Pois é... Mas foi a Abrão que Deus a fez e agora estava começando a delinear o seu projeto para a sua vida e a vida de sua descendência após ele. E Abrão não desprezou a ordem de Deus, mas saiu de Harã rumo àquela terra, que ele nem sequer sabia onde era.

Quando Abrão chegou aos termos de Canaã, o Senhor lhe aparece mais uma vez e lhe diz: "Darei à tua descendência esta terra". E ali edificou Abrão um altar ao SENHOR, que lhe aparecera. Ali estava o inicio de toda uma caminhada. Qual não terá sido a emoção de Abrão ao ver que Deus lhe aprovara até aquele momento? Você já sentiu isso: a aprovação de Deus para algo que ele te mandou fazer? Posso dizer que é muito bom. Experimente!

Mas logo depois, houve fome naquela terra. Opa, o projeto parece que começou a dar errado! Como é que Deus me manda vir pra cá e agora eu começo a passar fome? Será que isso tá certo mesmo? Se eu tinha a aprovação de Deus, então tudo deveria dar certo, não? Bom, não é assim. Deus nos prova para que a nossa fé venha a ser fortalecida. Mas Abrão não entendeu isso e o que fez? Desceu ao Egito sem a ordem do Senhor. No Egito, ficou com medo de ser morto, por causa de Sarai, sua esposa. E ali, o homem de Deus cometeu mais um erro: mentiu para "salvar" a sua vida. Mas só que a mentira é pecado, por mais que o mundo queira dizer que não. E Deus puniu aos egípcios por causa de Sarai, então ao Faraó os despediu e mandou embora do Egito.

Como será que Abrão se sentiu, heim? Como terá sido aquela saída do Egito? Já imaginou? Ele que tinha sido escolhido por Deus para um grande projeto, recebido promessas gloriosas de Deus e agora expulso do Egito como um mentiroso. Que triste fim para um homem de Deus, não? Realmente. Mas aquele não era o fim de Abrão. Ele agora reflete e toma uma atitude: arrepender-se! Muitas pessoas falam de arrependimento, de perdão, como se fosse uma coisa simples. Mas arrependimento implica em mudança de atitude, implica em retorno ao caminho anterior. Arrependimento sem mudança tem outro nome: remorso. Pedro se arrependeu, Judas teve remorso; Davi se arrependeu, Saul não. E o nosso homem de Deus também se arrependeu e fez todo o caminho de volta para o mesmo lugar onde tinha encontrado com o Senhor. E ali invocou o nome do Senhor. Ali Abrão retornou ao início do projeto. Com aquela atitude, ele quis dizer: Senhor, eu errei, mas estou aqui de volta para que tua vontade seja cumprida em mim.

Qual o projeto de Deus para a sua vida? Já refletiu sobre isso? Será não está na hora de voltar ao caminho original? Ou será que você está no momento da prova e está querendo descer ao Egito? Deus não nos prova para saber se somos fiéis ou não. Ele é onisciente e sabe de tudo, senão ele não seria Deus. Ele nos prova para fortalecer a nossa fé nele, para nos mostrar quem Ele é. Não desça ao Egito, permaneça onde Deus lhe colocou e você vai ver que o projeto dele vai se delinear totalmente em sua vida. Permaneça firme. E, se Deus tem te aprovado, permaneça no lugar da aprovação. As lutas virão, mas os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.

Paz!

Nenhum comentário: