12 agosto 2006

RECUPERANDO A FIGURA PATERNA

                  
 
   
 
“E Isaque tornou a cavar os poços que se haviam cavado nos dias de Abraão seu pai, pois os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão; e deu-lhes os nomes que seu pai lhes dera”.
(Gênesis 26.18)

 

"Por que Dia das Mães é dia de presentão e Dia dos Pais é dia de lembrancinha?". Não é necessário observar muito  para perceber que o Dia das Mães é muito mais celebrado do que o Dia dois Pais.

Os próprios resultados divulgados pelo comércio refletem um certo ‘descaso’ pela figura do pai. Será que estes dados não nos devem levar a pensar sobre o que significa a figura paterna em nossa sociedade?  Creio que precisamos recuperar em nossos lares cristãos a importância da figura do pai.

 

O texto de Gênesis 26.18 está dentro de um contexto que no momento é necessário saber. Isaque prosperou numa terra estrangeira e foi vítima da inveja (Gn 26.14). Então é foi obrigado a se retirar e morar no vale de Gerar.

No vale de Gerar, Isaque enfrentou um problema emergencial: a falta de água. Sem água na há vida. Isaque precisava urgentemente resolver tal problema.

 

Primeiro é bom notarmos o que ele não fez:

Isaque não se aventurou em novas experiências... Tinha uma segurança: ‘meu pai habitou nesta terra e ele era um exímio cavador de poços”. Dr. David M. Lloyd-Jones escreveu que “O homem que faz experiências no meio de uma crise é um tolo...”.

 

 Creio que está é uma grande lição para nós pais. As nossas atitudes e vida têm deixado para nossos filhos segurança tal que no momento das crises eles saibam em que lugar cavar poços que lhes supram suas necessidades vitais?

Por que Isaque cavou os mesmos poços que seu pai cavou? Por que ele sabia onde cavar e encontrar água?

 

1) Seu pai foi exemplo

Imagino Isaque pequeno vendo seu pai cavando os poços...Você consegue vê-lo? Talvez ele pegasse uma pequena ferramenta e ficava ao lado de seu pai, “brincando de cavar”. Filhos imitam seus pais. Filhos, desde pequenos, querem se parecer com seus pais. Querem ser iguais a seus pais...  Até quando eles descobrem que seus pais não são dignos de serem imitados... se decepcionam  e, aí, procuram outros modelos...

 Mas Isaque tinha uma segurança: Seu pai fora bem sucedido. Nunca faltou água na casa de Isaque. Por isso Isaque sabia que tirando os entulhos, ele encontraria a água que dessedentaria sua sede e de sua família.

 Chama-me atenção o fato de que Isaque deu aos poços os mesmos nomes que seu pai Abraão havia dado... Isso nos traz outra lição:

 

2) Seu pai foi seu mestre

Abraão ensinava ao jovem Isaque o nome dos poços.

Isso para nós pode passar desapercebido, mas a lição é tremenda. Nós damos nomes aos nossos filhos sem muitas vezes sem nos perguntar o porquê de chamarmos nosso filho de “Pedro” ou “João’, etc. Os judeus (assim como os orientais em geral) denominam as pessoas e as coisas a fim de que o nome expressasse a essência da pessoa e do objeto. Em outras palavras, o nome (significante) expressa a própria coisa/pessoa.

 Ora, o nome do poço dava a localização exata de onde o poço se encontrava. Abraão ao ensinar o nome dos poços ao seu filho estava lhe ensinando as coordenadas exatas para que no futuro seu filho pudesse encontra-los... Que lição!

 Será que nós como pais temos ensinado nossos filhos as coordenadas exatas para a sua salvação? Temos ensinado nossos filhos a viverem de acordo com a palavra de Deus? Temos ensinado nossos filhos que Jesus Cristo é o único e suficiente salvador?

 A conseqüência do exemplo e ensino de Abraão é que Isaque honrou a memória de seu pai

“...deu-lhes os nomes que seu pai lhes dera...”

Um pai que é exemplo de vida e que ensina verdades eternas será sempre honrado...

Ao dar os mesmos nomes que seu pai havia dado aos poços, Isaque está honrando a memória do seu pai... Está dizendo: “o que meu pai me ensinou é uma verdade que não pode ser mudada e nem esquecida, mas honrada”. Que bela lição para nós pais!

 Neste tempo de tanta confusão, que Deus nos abençoe para que sejamos homens de exemplo de vida e que sejam mestres de seus filhos.

 

 Rev. Ézio Martins de Lima

      IPI Central de Brasília      

 

 

Oração     Aconselhamento.    Cadastramento

  _Para acessar o nosso site,  clique aqui.

  _Você está recebendo este e-mail por estar
cadastrado no PÃO QUENTE DIÁRIO.
  _Para cancelar o envio de mensagens
do PAOQUENTE.ORG, clique aqui.
 
 
 
designe by Joice Guimarães
Respeite os créditos autorais do texto 
e do designer(formatação) da mensagem
 
 
 
 
 

 
Paulo Adriano Rocha
NINGUÉM PODE TE AMAR COMO JESUS TE AMA!
http://pauloadriano.spaces.msn.com
www.vocalelshaday.xpg.com.br
----- Original Message -----
Sent: Saturday, August 12, 2006 7:02 PM
Subject: RECUPERANDO A FIGURA PATERNA

Nenhum comentário: