Loading...

13 janeiro 2009

É MELHOR SEREM DOIS...

"Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho." (Ec 4.9)

"E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa." (Ec 4.12)

 

Em Jz 18, vemos o episódio em que os homens da tribo de Dã saíram a procurar espaço na herdade de Israel, pois a herança que lhes coube era pequena para todos eles. Enviaram 5 homens valentes a espiar e explorar a terra. Esses 5 chegaram a uma cidade chamada Laís. Vejam a situação: era uma cidade longe de Sidon e ele não tinham relação com nenhuma outra gente. Como pode? Uma cidade pequena e só porque estavam longe de tudo não tinham trato, aliança com outros povos. Logo numa época em que os filhos de Israel estavam ainda ocupando a terra de Canaã! Os de Gibeá foram prudentes quando fizeram logo aliança com Josué, esses não! Estavam sozinhos! E a terra era perfeita, como podemos ver: "E eles disseram: Levantai-vos, e subamos contra eles; porque examinamos a terra, e eis que é muitíssimo boa. E vós estareis aqui tranqüilos? Não sejais preguiçosos em irdes para entrar a possuir esta terra. Quando lá chegardes, vereis um povo confiado, e a terra é larga de extensão; porque Deus vo-la entregou nas mãos; lugar em que não há falta de coisa alguma que há na terra." (Jz 18.9,10)

 

Pra eles estava tudo bem, nem sequer tinham quem mandasse neles! A Bíblia diz que eles não tinham autoridade que os oprimisse. Cada um fazia o que quisesse e tava tudo certo. Quantas vezes queremos ser assim, não é? Dizemos que não precisamos de governo, não queremos nos submeter às autoridades, dizemos até que não precisamos de Deus! Tá certo que ele é Deus e não vai deixar de sê-lo porque eu ou você não queremos aceitar a sua vontade. Mas nós precisamos dele, precisamos de sua proteção, de seu cuidado, do seu amor infinito! E não podemos esquecer dos nosso irmãos. Estamos no mundo e dependemos dos outros também. Para que o nosso fim não seja como o dos homens de Laís:

 

"Eles, pois, chegaram a Laís, a um povo quieto e confiado, os quais feriram ao fio da espada, e queimaram a cidade a fogo. E ninguém houve que os livrasse, porquanto estavam longe de Sidom, e não tinham relações com ninguém, e a cidade estava no vale que está junto de Bete-Reobe." (Jz 18.27,28)

 

Saiba fazer amigos! Nunca pense que você é autosuficiente! Deus nos fez dependentes uns dos outros. Para nos ajudarmos mutuamente, nos alegramos e chorarmos uns com os outros. E ainda mais para aqueles que são membros do corpo de Cristo. Temos que estar todos juntos, unidos e em comunhão, para que o nome de Cristo seja propagado aqui na terra. Que possamos sempre guardar esse exemplo em nossas mentes: É melhor serem dois do que um, amém?

 

Paulo Adriano Rocha
NINGUÉM PODE TE AMAR COMO JESUS TE AMA!
http://paulo2907.multiply.com.
http://abibliaeeu.blogspot.com
www.jograis.oi.com.br

4 comentários:

O PENSADOR disse...

Sempre que leio alguma coisa sobre amizade, isto me remete ao livro de C.S.Lewis, "Os Quatro Amores". Confesso que a profundidade de suas palavras são únicas...
Este texto me fez lembrar mais uma vez deste livro singular na história cristã...

Heitor de Moraes disse...

Paz do Senhor irmão Paulo!
Muito interessante o que você postou. Deus trabalha no meio da união. E com certeza "é melhor sermos dois..."!
Que o Senhor continue te abençoando!

james disse...

Graça e paz vos sejam multiplicadas, irmão Paulo Adriano Rocha.

Exímio texto que nos remete ao nosso auto-exame, nos leva a meditarmos na Palavra de Deus, e refletirmos que quando estamos só, nada somos, mas que, nossa união nos fortalece e nos faz mais que vencedores em Cristo Jesus:

1Coríntios 12
“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.”

Fraternalmente.
James.
Jesus, o maior Amor

Amanda Reis disse...

Muita benção este blog..achei-O por acaso, mas não resisti e já o estou seguindo!!! Se quiser tbm conhecer o meu blog o endereço é http://amandareisdespertar.blogspot.com

Forte abraço irmão e que Deus continue o usando muito!