25 novembro 2008

RENUNCIANDO À IMPIEDADE

Seguindo (finalmente) o post "JESUS, NOSSO MESTRE", quero me deter na primeira parte do que Jesus nos ensina. É interessante primeiramente notar que esse ensinar tem o sentido de "moldar o caráter de outrem pela repreensão e admoestação". Assim, podemos afirmar que Jesus nos admoesta a renunciarmos à impiedade. Mas, o que é impiedade? Na realidade, ser chamado de ímpio é algo que nenhum crente gosta. Tem uma conotação de que a pessoa é um não-converso, um perverso da pior espécie ou coisa parecida. Mas a impiedade é algo que pode ser praticada por qualquer um, mesmo os que se dizem crentes em Cristo Jesus, ao quais é dada a tarefa urgente de renunciá-la.

Vamos lá. Impiedade vem do grego asebeia (asebia) e significa "Falta de reverência a Deus, maldade". Nos nossos dias, muito se fala de irreverência, jeito irreverente etc. Mas essa de que Paulo fala é a irreverência contra o Senhor e contra a sua Palavra, suas ordenanças. E, olhando para o mundo de hoje, é difícil perceber a impiedade no mundo? Se você achou difícil responder, então, aqui vão algumas características do que é ser ímpio. Guarde-nos Deus de estar entre elas.

Salmo 50.16-20:

Mas ao ímpio diz Deus: Que tens tu que recitar os meus estatutos e que tomar o meu concerto na tua boca, pois... Aborreces a correção – Ninguém quer ser repreendido hoje em dia. Todo mundo quer estar certo. E agora, a própria lei, ajuda os filhos a crescerem sem a correção dos pais. O mundo está se tornando quase sem regras de convivência. Além disso, como disse o Apóstolo Paulo, a palavra lhes dá comichão nos ouvidos, então também não querem ouvir dos seus pecados para se arrependerem.

E lanças as minhas palavras para detrás de ti? Para muitos a Bíblia é um livro ultrapassado e a Lei de Deus não serve. Estão cegos em seu entendimento. Além disso, o mundo de hoje está fazendo de tudo para abolir a Palavra de Deus da vida das pessoas.

Quando vês o ladrão, consentes com ele; – Por algum acaso você gostou do final de "Onze homens e um segredo"? Talvez você não concorde com a corrupção no meio político, mas concorda na ficção. Isso é certo? O mundo está invertendo os valores e a mídia tem mostrado muito isso. Tem aquela velha questão do "ladrão que rouba ladrão" ou o mito de Robin Hood, que roubava dos ricos para dar aos pobres, mas roubo é roubo, não importa quem rouba ou quem é roubado.

E tens a tua parte com adúlteros. – Já percebeu que toda novela tem aquela mulher que sofre, que é traída pelo marido, que apanha etc.? Depois ela "dá o troco" e todo mundo acha lindo, aplaude e por aí vai. Isso é concordar com o adultério, sabia? E adultério é pecado, não importa a motivação.

Soltas a tua boca para o mal, – Quantos pais que amaldiçoam seus filhos com palavras de derrota. Quantas pessoas amaldiçoam a si próprias e a outrem. Quantos cantam letras demoníacas, vindas diretamente do inferno, e acham tudo isso muito "normal", muito "cultural", muito "legal".

E a tua língua compõe o engano. – A mentira já é algo comum nos nossos dias. As pessoas não confiam mais umas nas outras porque ninguém sabe quem está dizendo a verdade, quem está "comprando aqui para vender ali". Será que no meio de toda essa falsidade, alguém pode dizer que eu e você somos pessoas confiáveis? Que a nossa palavra é uma só onde quer que estejamos?

Assentas-te a falar contra teu irmão; falas mal contra o filho de tua mãe. – O ímpio fala mal dos seus irmãos, e isso tanto pode se aplicar aos irmãos carnais quanto aos espirituais e, se formos considerar que somos TODOS filhos de Adão, à humanidade como um todo. Hoje as pessoas falam mal do governo, da família, dos professores, enfim, de tudo e de todos. Querem se promover à custa da desgraças de outrem.

Mas não é esse o modelo que Jesus deixou para nós. Não é essa vida que Cristo quer que tenhamos. Se a nossa esperança é de um dia nos encontrarmos com Ele na sua glória... Precisamos renunciar a impiedade. Precisamos estar firmes na fé e dar testemunho cristão onde quer que estejamos. Foi para isso que nos comprou. Foi para isso que a graça de Deus se manifestou.

Paulo Adriano Rocha
NINGUÉM PODE TE AMAR COMO JESUS TE AMA!
http://paulo2907.multiply.com
http://abibliaeeu.blogspot.com
www.jograis.oi.com.br

2 comentários:

João Paulo Mendes disse...

Paz do Senhor irmão Paulo,

Excelente postagem, gosgo quando leio algo que me deixa refletindo, prefiro assim, desse modo posso examinar-me e procurar melhorar minha conduta como cristão.

Deus o abençoe,

JP
www.joaopaulo-mendes.blogspot.com

Shadows and Dust disse...

Meu amigo,lindo e sábio post.Realmente sempre temos algo a lapidar em nosso comportamento.Saber portar-se com sabedoria.lembro que no eu período de pré-batismo,meu professor dizia para quando em dúvida perguntarmos,como Jesus agiria na mesma situação que nos colocou em dúvida.Que ele sempre nos dê força e sabedoria para fazer o correto.Fica na paz meu amigo.