13 setembro 2005

Josué um homem de coragem?

Josué um homem de coragem?

Digo e repito: "Seja forte e corajoso! Nada de desânimo! Não fique com medo!Lembre-se bem, o Senhor teu Deus está com você, esteja onde estiver!"

Admiro Josué por todas as vitórias e conquistas que fez pelo povo de Israel, na verdade, muito antes de ser o lider de Israel eu já o admirava por ser o jovem destemido, que dentre os doze espiões que foram ver como era Canaã, a terra prometida, defendeu e confiou na promessa de Deus enquanto dez outros diziam que era impossível conquistar aquela terra.

Sim, Josué acompanhou o povo de Israel quando este saía do Egito, viu o Mar Vermelho se abrir, viu o monte Sinai trovejar e tremer com a presença de Deus. Viu o rosto de Moisés brilhando quando este veio da presença do Senhor depois de passar 40 dias com Ele. Josué viu o quanto Mosés sofreu com o povo e pelo povo. Acompanhou a Moisés durante os 40 anos que Israel passou no deserto. Agora, a um passo da tão esperada Canaã, ele recebe a aterradora notícia de que Mosés não os acompanhará na entrada da terra prometida e que ele, Josué, agora será o novo lider do de Israel.

Você já parou para pensar o que isso quer dizer? Ser o lider de um povo reclamão e desobediente? Ao mesmo tempo, o povo escolhido do próprio Deus?! Uma multidão de pessoas inconstantes que num momento estão servindo a Deus e no outro querem se levantar contra Moisés? Já pensou no peso dessa responsabilidade? Como você estaria se sentindo no lugar dele? Cheio de coragem? Eu estaria apavorada! E eu acredito que ele também estava. E por reconhecer a sua incapacidade de fazer uma obra que parecia grande demais para suas mãos, foi que tornou possível que ele fosse o instrumento usado por Deus.

Não foi só uma vez que Josué ouviu: "seja forte e corajoso".Primeiramente ele ouviu de Moisés quando este falava ao povo que Josué agora os guiaria na entrada de Canaã (Deut. 31:7-8) Depois Deus falou com Josué tres vezes "seja forte e corajoso". Josué foi forte e corajoso na força e na coragem que Deus o consedeu. E confiou na promessa do Senhor, assim como quando foi jovem, confiou que Deus estaria consigo onde quer que a planta dos seus pés pisassem.

Josué, tão humano como somos nós hoje, enfrentou os mesmos problemas que nós enfrentamos hoje. O desânimo, depressão, medo, solidão, momentos em que não sentia a presença de Deus junto a sí. Provavelmente não temos uma obra tão grande em nossas mãos como a dele, mas estou certa de que dentro das nossas limitações, as situaçães que precisamos enfrentar certas vezes parecem tão aterradoras e tão além das nossas forças quanto a de Josué. Por isso a promessa dada a Josué é tão atual e tão nossa quanto o foi para ele. Deus promete cuidar de cada area de nossa vida; do que somos no mais intimo de nossa alma. Deus promete fortificar a base, a fundação do seu ser, para que você tenha a força necessária para enfrentar as circunstâncias que lhe sobrevêm.

Deus prometeu nos dar ânimo quando este falha, prometeu nos libertar da depressão que muitas vezes nos atormenta, Ele prometeu que você não estaria só. Quando o cansaço excede os limites do nosso corpo e as circunstâncias parecem sem esperança, o desânimo toma conta de nós. Nesse momento precisamos recorrer ás forças que Deus nos promete, como também fazer uso da boa temperança que Ele já nos ensinou. Deus promete lhe dar o ânimo e as forças que necessita mas você precisa cooperar com o Senhor descansando apropriadamente, se alimentando bem, cuidando do Templo, seu corpo, para que Deus possa habitar nele. Ou algo mais está sendo o seu deus e está tomando conta da sua vida. E não se engane, ultrapassar os limites que Deus determinou para você só lhe trarão desânimo dor, e doença.

A solidão da qual Deus promete cuidar, vai muito além da questão de ter uma pessoa ao seu lado. Pois mesmo tendo alguém, você pode se sentir só. Há um espaço dentro de você que pertence só a Deus e só ele pode ocupar esse espaço.


A necessidade de pertencer, de ter onde ir, de ter com quem contar, faz parte das necessidades mais intimas e básicas dos seres humanos. Deus sabe disso, foi ele quem nos criou e nos conhece no mais profundo do nosso ser. Por isso que tantas vezes ele faz questão em sua palavra de reafirmar de que não estamos sós, de que ele sempre está ao nosso lado.


Deus prometeu te libertar de todo o medo. Você já pensou em todas as coisas que você teme? O futuro, a necessidade, a solidão, a traição, a dor, a morte.... Essa lista pode ser enorme para você. E Deus prometeu te libertar do medo e te suster mesmo que essas coisas venham sobre você. Pois Ele prometeu estar contigo esteja onde você estiver, passando pelo que quer que for. Ele prometeu estar ao seu lado não importa o que aconteça. E Ele está! Deus nunca te abandona! Ele nunca se esquece de ti.(Hebreus 13:05) "Já não te mandei eu? Sê forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo porque Eu o Senhor, teu Deus,estarei com você em qualquer lugar para onde você for."( Josué 1: 9 ênfase do autor)


Confie na promessa do Senhor! Acredite em Seu poder assim como Josué o fez! Clame ao Senhor pelas Suas promessas e sinta a mão do Senhor guiando a sua vida, lhe transformando em um alguém muito melhor do que você poderia ser por si só. Num ser completo. Cheio de força e coragem para enfrentar as circunstancias deste mundo. E melhor que isso será o dia que como vitoriosos herdaremos a Canaã Celestial.

Com carinho,
Josiane Maia
www.dallasbraziliansda.org

Paulo Adriano Rocha

Nenhum comentário: