16 julho 2007

O LIVRO DE RUTE

O LIVRO DE RUTE
 
De início temos a história de Elimeleque, um homem de Belém de Judá, que, no tempo dos juízes, deixa a sua casa, suas terras, tudo enfim, para ir com a sua família: Noemi, Malom e Quiliom, atentar a sorte nos campos de Moabe. Os moabitas eram descendentes de com sua filha mais velha (Gn 19.37). A história deste homem é bastante comum hoje, afinal, quantas vezes vemos as coisas dando errado e não queremos esperar o tempo de Deus? Queremos logo nos apressar, tomar providências e não consultamos ao Senhor, agimos de acordo com nossa própria vontade e acabamos sofrendo duras conseqüências... Elimeleque morreu e seus 02 filhos, que haviam casado com moças moabitas, também. Vale ressaltar que, mesmo sendo os moabitas parentes do israelitas, o casamento com os mesmos era proibido por Deus (Dt 23.3)! E agora, com fica Noemi? Viúva, com 02 noras viúvas e sem filhos! Que amargura para aquele coração, heim? Mas isso é o resultado da desobediência! Quer ser feliz? Procure saber a vontade do Senhor e submeta-se a essa vontade. Calma, eu sei que não é fácil... Especialmente quando nós mesmos nos achamos incapacitados, mas é melhor fazer a vontade de Deus do que morrer em terra estranha, não acha? Mas vamos à história de Rute...

A história de Rute é um tanto parecida com a nossa história. Ela foi esposa de Malom, primeiro filho de Noemi. Quando sua sogra voltou para a sua terra (agora que ela ouviu dizer que havia pão em Israel), Rute não quis deixá-la. O que eu acho interessante é a observação de Noemi para Rute: "Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada." (Rt 1.15). Noemi deixou-a livre para voltar ao seu povo E AOS SEUS DEUSES, mas Rute toma uma atitude inesperada, como a sua confissão: "O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;" (Rt 1.16) Ali, naquela hora, Rute resolveu servir um Deus que ela talvez nem conhecesse...

Em Israel, Rute conhece Boaz, parente remidor da família de Noemi, que redime as propriedades e casa-se com ela. Eles têm um filho e tornam-se bisavós do Rei Davi. Ou seja, a moabita entra na Genealogia de Jesus Cristo, que honra, heim? É a 3ª mulher a ter essa honra e a 2ª estrangeira.

Bom, a história de Rute como podemos ver é uma história de renuncia. Ela deixou o que tinha e o que poderia vir a ter, por amor à sua sogra e a um Deus e um povo que não conhecia. Da mesma forma, nós também temos que renunciar a tudo para seguirmos a Cristo ("Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mt 16.24b). Seguir a Jesus não é facilidade! Não é mar de rosas é um caminho duro e espinhoso. Renunciar-se a si mesmo é muito mais difícil do que se possa fazer. Tudo que sua carne menos quer é ser renunciada, mas é a opção que Jesus nos dá: negue-se a si mesmo! Hoje as pessoas querem viver evangelhos em que elas não precisem deixar nada. Querem que Deus as aceite da forma como estão e permanecerem assim! Mas isso não é o verdadeiro evangelho! Não sou eu que diz isso, é Jesus: Negue-se a si mesmo! Deus te aceita como você é, mas recusa-se a deixá-lo assim (Max Lucado)! Afinal, pra entrar nos céu tem que ser santo, como o Senhor é santo! (1 Pe 1.15,16)

E será que isso vai ser ruim assim pro resto da vida? Bom, nesta vida temos 100 vezes tanto e no depois a vida eterna (Mt 19.29). Rute teve uma recompensa e tanto: casou-se novamente, foi abençoada com um filho e o Deus de Israel, sob cujas asas se abrigou, concedeu-lhe a honra de ser bisavó do maior Rei de Israel. Jesus é o nosso Remidor! Aquele que veio derramar o seu próprio sangue, oferecer-se em sacrifício vivo ao seu Pai. Um sacrifico que ninguém podia pagar! Há um texto que circula na net dizendo que Jesus pergunta ao diabo o que ele está fazendo com as pessoas. O diabo diz: me divertindo e depois vou destruí-las. Então Jesus oferece todo seu sangue e sua vida ao diabo em troca das pessoas! ISSO É HERESIA!!! TEORIA DIABÓLICA!!! Jesus não se ofereceu em sacrifício a nenhum cão do inferno! Jesus ofereceu-se em sacrifício ao único que era digno de recebê-lo, aquele cujo amor foi tão grande que ofereceu seu próprio filho para morrer pelos nossos pecados.

Jesus te redime, meu amigo, do pecado. Ele tem uma vida eterna pra te dar, de gozo e felicidade. Claro, no mundo, aflições (Jo 16.33), mas ainda assim, 100 vezes tanto. Pense só. Nem eu nem você éramos dignos sequer de Jesus vir e morrer por nós e ele veio por seu grande amor. E ainda nos oferece a vida eterna, a vida eterna ao seu lado! Ao lado da fonte de felicidade viva e verdadeira! Jesus quer te salvar hoje! Entregue sua vida a ele e veja o que ele pode fazer. Não importa a situação em que você esteja, Jesus tem poder para transformar!

Deus te abençoe ilumine a tua vida neste dia de hoje!

 
Paulo Adriano Rocha
NINGUÉM PODE TE AMAR COMO JESUS TE AMA!
http://pauloadriano.spaces.live.com
www.jograis.oi.com.br
www.vocalelshaday.xpg.com.br

Nenhum comentário: