08 julho 2008

Vida em Cristo : Eu Fariseu

------------------------------------------------------------------
  V I D A   E M   C R I S T O
     - http://www.iluminalma.com -
------------------------------------------------------------------



                                      Segunda-feira, 30 de Junho, 2008



EU FARISEU
  de Dorian Anderson Soutto


Fico pensando se eu não sou um fariseu dos tempos modernos. Minha
maneira de pensar muitas vezes não é diferente do que era um fariseu
na época de Jesus. Conheço a Deus, estudo Deus, mas às vezes me
coloco em um pedestal como se fosse melhor que outras pessoas. Fico a
coar um mosquito e não vejo um camelo. Outras vezes no intuito de
agradar a Deus, acabo esquecendo-me do próprio Deus, e não o
reconheceria se Ele estivesse pessoalmente a um palmo de meu nariz.

Há alguns anos atrás tive uma experiência que fui entender somente
através do tempo, e cada vez que lembro o ocorrido parece que aprendo
algo mais. Uma delas é que eu posso pensar e agir como um fariseu.

Vamos ao fato...

Lá estava eu no asilo municipal em um domingo de sol fazendo uma
visita juntamente com um amigo. Ele tem um ministério com os idosos e
faça chuva, faça sol, este meu amigo sempre está lá. E através dos
anos foi confirmada sua fidelidade em levar a palavra para aquelas
pessoas que um dia foram como nós - tiveram uma família como nós.

As vezes este meu amigo vai sozinho, outras vezes algumas pessoas o
acompanham, e neste dia eu era uma delas. Assistia aquele jovem levar
a mensagem a uma dezena de senhoras e senhores com os olhos fitos nas
cartolinas com desenhos bíblicos. Tudo isto ocorre no pátio e logo
após nos direcionamos aos quartos para visitar aqueles que estão
impossibilitados de sair.

Em um dos quartos havia alguém que já chamávamos de irmão devido a
sua decisão de entregar a vida a Cristo. Mas também tinha um senhor
que eu não conhecia, que estava ali estático, totalmente imóvel com
boca e olhos abertos olhando para o teto. Como eu ainda estava no
corredor olhando para dentro do quarto, puxei uma pessoa que é mais
antiga na cidade e perguntei quem era. Ela me falou o nome e
sussurrou que aquele tinha sido um homem terrível, uma das pessoas
mais ruins que havia conhecido.

Já dentro do quarto notei fralda e escaras. Significava que aquele
corpo magro já estava naquela posição há muito tempo. Ao lado direito
do quarto um senhor falava alto e sorria e no lado esquerdo apenas um
corpo sobre a cama. Minha mente já tinha formado um conceito ruim
sobre o homem estirado na cama. Inconscientemente eu estava dizendo
"está pagando pelo que fez"..

Chegou a hora de ir embora e antes de sairmos o velhinho sorridente
que chamávamos de irmão pediu para que cantássemos um cântico que ele
tinha ouvido nós cantarmos lá fora no pátio. "O grande amor do
Senhor" dizia ele. Sem problemas! Trouxeram o violão e começamos a
louvar a Deus: "O grande amor do Senhor nunca cessa..."

Quando estávamos quase no final do cântico eu observei algo no rosto
daquele moribundo totalmente imóvel. Uma copiosa lágrima saiu de seus
olhos, sua feição não mudou, mas lagrimas começaram a rolar por sua
face. Aquilo me comoveu, pensei comigo que o cântico o teria feito,
mas através dos anos Deus foi colocando em meu coração que naquele
quarto havia duas pessoas que tinham se reconciliado com o Pai. O
poder da palavra de Deus...

Aquele homem parecia não ter qualquer contato com o mundo exterior,
quem olhava para ele diria que apenas estava aguardando a morte,
estava ali sem poder falar, condicionado a apenas olhar o teto. Onde
estavam seus familiares? Seus amigos? Com certeza pela sua ruindade
tinha sido deixado por todos. Apenas uma enfermeira o visitava vez ou
outra para limpá-lo e alimentá-lo.

Mas louvado seja Deus que não esquece de nós, o grande amor do Senhor
nunca cessa, ele move os céus e a terra para salvar um dos seus
pequeninos, cria situações para que a palavra chegue aos ouvidos de
suas ovelhas. Aquele homem ouvia a palavra todas as vezes que era
pregado ao seu parceiro de quarto, e quem sabe não entregou sua vida
a Cristo no mesmo dia de seu parceiro? Quem sabe as lágrimas não foi
um meio de comunicar com o mundo externo que o grande amor do Senhor
chegou até ele. Nós não sabemos a batalha que aquele homem travava em
sua mente, mas a voz do Senhor trovejou, ela é poderosa, quebra o
cedro do Líbano e esmiúça a rocha.

Algum tempo depois fiquei sabendo que ele morreu... Se dependesse de
mim, eu fariseu, aquele homem não teria sido salvo. Não movi uma
palha para a mensagem chegar até aquela alma.

Mas Deus sim! Embora somos infiéis, Ele permanece fiel.

Fiquei entristecido e até mesmo envergonhado por não ter atentado
para aquele momento de outra forma, mas Deus me colocou como
espectador naquela hora para ensinar-me preciosas lições.

Mudamos muito rápido nosso conceito de valores, nos preocupamos com a
liturgia do culto, com a corda do violão, com o relógio, com a visita
no asilo, mas Deus vem e me ensina que uma vida vale mais que o
tesouro do mundo todo. O nosso mestre não tinha um microfone, não
tinha uma igreja suntuosa, folhetos e outros apetrechos. Mas tinha a
água da vida que por onde passava dava de beber aos seus pequeninos.
Nunca o vimos curar por atacado, ele ia individualmente, olhava nos
olhos e sabia o valor de cada alma. Assim é o nosso Pai, ele nos
chama pelo nome e nós reconhecemos a sua voz.

 Levemos o doce evangelho a toda criatura, porque a ardente
expectativa da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus...
Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da
servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
(Rom 8:19-21).

Bendita seja a hora em que pecador e redentor se encontram, momento
em que os céus festejam e a gloria de Deus é manifestada.

Copyright © . Todos os direitos reservados.

--------------------------------------------------------------------


 ---
  http://www.iluminalma.com.br/vec/0806/30-fariseu.html
  Copyright © Dorian Anderson Soutto . Todos os direitos
  reservados.



 VIDA EM CRISTO de iluminalma
===============================================================
 http://www.iluminalma.com/vec

Vida em Cristo é um devocional semanal para guiar os nossos
pensamentos e vidas mais próximas a Jesus Cristo. Os
devocionais vêm do site da internet www.iluminalma.com.
Visite http://www.iluminalma.com para descobrir ainda mais
bênçãos para a sua vida. Todos os direitos reservados,
© 2003 iluminalma.com

COMO É QUE EU ASSINO?
É GRATIS! Para assinar, envie um correio eletrônico para:
sub-iluminalma-vec@maillists.heartlight.org

Paulo Adriano Rocha
NINGUÉM PODE TE AMAR COMO JESUS TE AMA!
http://pauloadriano.spaces.live.com
www.jograis.oi.com.br

Nenhum comentário: