23 julho 2008

A BUSCA HUMANA PELA SATISFAÇÃO (2)

O Trabalho

 

Fiz para mim obras magníficas; edifiquei para mim casas; plantei para mim vinhas. Fiz para mim hortas e jardins e plantei neles árvores de toda espécie de fruto.  Fiz para mim tanques de águas, para regar com eles o bosque em que reverdeciam as árvores. (Ec 3.4-6).

 

Eis aí outra coisa na qual Salomão procurou encontrar um sentido para a vida: O Trabalho! Ele quis manter-se ocupado pra preencher o vazio dentro de si.

 

Num mundo como o de hoje, isso está cada vez mais comum. Os homens não quererem parar para pensar na eternidade, querem que esse assunto seja sempre protelado, como se fosse o amanhã (está sempre vindo, mas nunca chega, porque o outro dia já é hoje). As pessoas trabalham horas e mais horas. Nem com a saúde eles querem se preocupar mais. Não é apenas a busca pelo dinheiro, não é apenas a necessidade material, é o desespero por construir algo na vida, por ser reconhecido por seu trabalho, para provar que sua existência tem um sentido, um significado.

 

Apesar disso, tudo é vazio, pois todo desgaste não leva à satisfação. É preciso sempre buscar mais, sempre superar mais, sempre estar "em alta". E depois, o que acontece? Você fica velho, não tem mais a mesma garra e nem consegue o mesmo respeito. Morre e, com o passar do tempo, cai no esquecimento. E todo fruto do seu trabalho pra quem vai? Salomão mesmo responde: "A gente trabalha com toda a sabedoria, conhecimento e inteligência para conseguir alguma coisa e depois tem de deixar tudo para alguém que não fez nada para merecer aquilo. Isso também é ilusão e não está certo! Nós trabalhamos e nos preocupamos a vida toda e o que é que ganhamos com isso? Tudo o que fazemos na vida não nos traz nada, a não ser preocupações e desgostos. Não podemos descansar, nem de noite. É tudo ilusão". (Ec 2.21-23).

 

Então, como se pode ver, o trabalho também não nos trará a satisfação. Correr contra o tempo, querendo fazer mais, produzir mais, aparecer mais, também não nos trará satisfação. Todo nosso trabalho aqui não nos garante que um dia seremos reconhecidos por aquele que nos criou. Mesmo que nossa última grande obra seja um grande e suntuoso túmulo, poderemos levá-lo para a eternidade? Não. Ele ficará aqui, bem aqui, até que um dia nossos ossos sejam desenterrados e o túmulo derribado. Mas a nossa alma... Essa já terá trilhado o caminho da eternidade...

 

Por que não trabalhar pela sua alma hoje? Por mais que você queira ignorar ela está aí, bem aí dentro. Dando sinais de que precisa de alimento, de cuidados e todo seu trabalho está apenas tornando-a vazia e tumultuada. Aí as pessoas não entendem porque estão tão estressadas, ansiosas e agitadas. Porque correm muito, correm muito para fora, mas não olham para dentro de si, para a chama imortal que Deus colocou dentro de cada um de nós e clama urgentemente por se encontrar com o seu Criador. Sua alma precisa de Deus! Ela anseia por sua palavra, ela clama pela sua presença inundando sua vida.

 

Busque a Deus hoje. Sua alma agradece!

 

No amor de Cristo,
Paulo Adriano Rocha
NINGUÉM PODE TE AMAR COMO JESUS TE AMA!
http://pauloadriano.spaces.live.com
www.jograis.oi.com.br

2 comentários:

Edson Dorna disse...

A paz do Senhor!

É SEMPRE AQUELA HISTÓRIA
DE DEIXAR PARA AMANHÃ O QUE TEMOS QUE FAZER HOJE... EM JOSUE 3.5 DIZ A SANTIFICAÇÃO É HOJE! QUANDO É CRIANÇA NÃO PODE SERVI PQ É CRIANÇA TEM QUE BRINCA... QUANDO É JOVEM É PQ TEM QUE CURTIR A VIDA... QUANDO CASA, AGORA TEM UMA RESPONSABILIDADE E QUANDO É VELHO NÃO TEM MAIS CONDIÇOES FISICAS PARA FAZER NADA SÓ RESTA A MORTE!

EM CRISTO

EDSON DORNA
www.santodosantos.blogspot.com

Blog AD-PE disse...

Aleluia! O homem de hj só pensa em si msm . Tbm com o materialismo assolando este mundo o povo se esquece de Deus. Só lembra de Deus nos momentos belos!

Paz